Seguidores

sábado, 21 de julho de 2018

REGIÃO NODESTE


GEOGRAFIA- CENTRO OESTE

Ø  Leia o texto e responda as questões.


Como se deu a ocupação do centro-Oeste.
A ocupação do Centro-Oeste se iniciou com as missões religiosas e com a entrada dos bandeirantes no século XVI.
Mais tarde, no século XVIII, a descoberta de ouro na região atraiu muitas pessoas. Povoados foram fundados e, com o tempo, transformaram-se em cidades, como Cuiabá, no Mato Grosso, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Na tentativa de ocupar a região central do Brasil, o governo federal criou projetos de desenvolvimento para o Centro-Oeste na década de 1940. A região recebeu migrantes do Sul e do Sudeste para trabalhar na agropecuária.
O governo também incentivou a construção de rodovias para ligar o Centro-Oeste a outras regiões. Essas estradas facilitaram o fluxo de mercadorias e de pessoas para a região.
Com a fundação da cidade de Brasília, em 1960, o povoamento e a urbanização do Centro-Oeste se intensificaram. Muitas cidades tornaram-se centros urbanos importantes.
A pecuária é uma das atividades econômicas mais importantes do Centro-Oeste. O desenvolvimento dessa atividade foi favorecido pelo relevo plano da região.
A agricultura é outra importante atividade econômica da região. Os produtos mais cultivados são soja, milho e arroz. Geralmente, essas culturas desenvolvem-se em grandes propriedades monocultoras.
Parte da produção agropecuária do Centro-Oeste é destinada às agroindústrias, empresas que se instalam próximo às fazendas e industrializam os produtos agropecuários.
(Texto retirado do livro Buriti geografia 2016)


1.    Explique com suas palavras como se iniciou a ocupação da região centro oeste.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.    Qual a importância para o governo de incentivar a construção de rodovias para ligar o centro oeste a outras regiões do Brasil?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.    Qual a importância da construção de Brasília para a Região Centro oeste?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.    Qual a importância da pecuária e da agricultura para Região?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.     Qual o destino da produção agropecuária do Centro oeste?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________



REGIÃO NORTE 5º ANO



Clima: A maior parte do território da região Norte possui clima equatorial, bastante úmido, composto por temperaturas elevadas durante a maior parte do ano. No norte do Pará o clima é tropical, prevalece o clima bastante úmido.
VEGETAÇÃO: Nessa região está localizada a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia. Abriga a maior biodiversidade do mundo. A região Norte possui também uma pequena faixa de mangue e alguns pontos de cerrado.
RELEVO: É composto por planalto, depressão e planície. Normalmente, o relevo da região Norte apresenta baixa altitude, predominando uma superfície bastante plana. Os pontos mais elevados são: monte Caburaí, monte Roraima e o Pico da Neblina que é o ponto mais elevado do Brasil.
HIDROGRAFIA: A região Norte é privilegiada no que se refere à hidrografia, possui a maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica. A maioria dos rios são extensos, volumosos e propícios para navegação. Outra bacia hidrográfica de grande importância é a Tocantins – Araguaia, que nasce na região centro – oeste, passa pelos territórios do Tocantins e do Pará, desaguando no Oceano Atlântico. Essas bacias hidrográficas proporcionam atividades elementares para a população nortista, a produção de energia através da construção de hidrelétricas por exemplo.
A economia baseia-se principalmente no extrativismo vegetal de produtos como látex, madeira e castanha. A região também é muito rica em minério. A serra dos Carajás (PA) é a mais importante área de mineração do país, de onde se extrai grande parte do minério de ferro brasileiro. Outras atividades econômicas desenvolvidas na região são: agricultura com destaque para a expansão do cultivo de soja, além do tradicional cultivo de arroz, cacau, guaraná, mandioca, cupuaçu, coco e mandioca. A pecuária teve impulso a partir de 1970, quando se intensificou a derrubada da floresta para a formação de pastagem. A modernização na criação de Búfalos, na ilha de Marajó, tem proporcionado um grande avanço na atividade. O setor industrial não é muito atuante no Produto Interno Bruto (PIB) regional, destaca-se zona industrial de Manaus.
A ilha de Marajó é uma ilha Brasileira do estado do Pará, localizada na foz do rio Amazonas no arquipélago do Marajó.
A ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Araguaia e Javaés. Localiza-se no estado de Tocantins no Brasil, próximo às fronteiras dos estados de Goiás, Mato Grosso e Pará.
A palavra POROROCA é de origem indígena e significa estrondo (forte barulho da natureza). A pororoca é um fenômeno natural que ocorre na Amazônia, quando a água do rio Amazonas encontra-se com as águas do Oceano Atlânticas na foz deste rio.
O GRANDE RIO
·        A nascente do rio Amazonas fica na Cordilheira dos Andes , no Peru
·        É o mais extenso do mundo e o maior em volume de água .